A operação teve início na madrugada desta sexta-feira (17), após a passagem dos trios.
Agentes da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) retiraram 68 toneladas de resíduos sólidos no primeiro dia de Carnaval em Salvador, nos circuitos Dodô (Barra/Ondina), Osmar (Centro), Batatinha (Pelourinho) e Mestre Bimba (Nordeste de Amaralina). O órgão conta com mais de 3 mil profissionais e cerca de 240 equipamentos de limpeza. Só no circuito Dodô foram coletadas aproximadamente 13,3 toneladas de materiais. Já nos circuitos Osmar e Batatinha, foram removidas cerca de 53,2 toneladas. No Mestre Bimba, 1,6 tonelada foi coletada.
Centrais
Nas oito centrais de apoio às cooperativas espalhadas pelos circuitos foram coletadas aproximadamente 7,2 mil toneladas de resíduos para serem reciclados, sendo cerca 4,8 mil toneladas de alumínio e aproximadamente 2,3 mil toneladas de plástico. Já na operação “Plástico é Vida, reciclando na avenida”, a Cooperbari, com apoio da Limpurb, conseguiu recolher 2,28 toneladas de plástico.
Vandalismo
Para o Carnaval, 3,2 mil banheiros químicos e 90 contêineres climatizados foram disponibilizados para atender aos foliões. No entanto, diversas estruturas sofreram com ações de vandalismo. Foram 107 casos de depredação em banheiros químicos, entre os maiores atos estão: roubo de tubos do suspiro da caixa de dejeto (40 ocorrências), sanitários furtados (33 registros), portas danificadas (16) e caixas de dejetos danificadas (8).
Foto: Gilberto Júnior/ Secom PMS