Serão utilizados 218 equipamentos entre compactadores, caminhões-pipa e caminhões de sucção.
A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) montou uma operação especial para garantir um ambiente limpo aos foliões neste carnaval. A ação envolve mais de 3.000 colaboradores, entre coordenadores, agentes de limpeza, de coleta, lavagem de vias e motoristas que atuarão em todos os circuitos, festas nos bairros e ilhas de Salvador.
Serão instaladas oito centrais de apoio ao catador, local destinado para a compra e venda de materiais recicláveis. Esses espaços serão gerenciados pelas cooperativas e contarão com o suporte da Limpurb que, além de disponibilizar toda infraestrutura necessária para a realização das atividades, também viabilizará caminhões de coleta (caminhões baús) voltados ao transporte dos materiais recicláveis armazenados nas Centrais de Apoio até as sedes das cooperativas, em frequência diária.
Além disso, o órgão vai apoiar mais uma vez o projeto “Plástico é vida, reciclando na avenida”, ação voltada à coleta específica de plásticos, realizada todas as madrugadas, durante a operação de limpeza dos circuitos. Um caminhão compactador juntamente com a equipe de varrição auxiliará no processo de coleta dos materiais, que será realizado pela cooperativa COOPERBARI. Em 2020 a quantidade de resíduos coletados foi equivalente a 1.563,52 toneladas. A expectativa do órgão é que esse quantitativo seja maior no carnaval deste ano em razão do retorno do evento após dois anos de pandemia.
Para proporcionar maior comodidade aos catadores, a Limpurb em parceria com a SEMPRE, disponibilizará dois locais para alimentação, um fica localizado na Escola Perminio Leite, localizada na Rua Democrata, nº 41 – Dois de Julho, já o outro será no Centro de Capacitação de Profissionais de Educação – CAS Wilson Lins, localizado em cruzamento da Avenida Milton Santos com a Rua Raymundo Pereira de Magalhães.
Foto: Alfredo Filho/Arquivo Secom