O carnaval retorna em 2023 com boas expectativas de vendas e lucros para o comércio baiano
Por: Douglas Santana Ferreira
Após dois anos de pandemia e sem folia, o carnaval retorna em 2023 com boas expectativas de vendas e lucros para o comércio baiano. Fábricas e lojas de abadas, em Salvador, esperam aumento de 30% nas vendas em relação ao registrado na folia em 2020.
Segundo o sócio da loja “Quero Abadá”, Vitor Villas Boas, a expectativa é de um crescimento de 20% em relação ao carnaval de 2020.
“O baiano gosta de vir aqui na loja e aproveita o passeio no shopping. Já o turista se planeja com antecedência comprando pela internet”, disse, em entrevista para TV Bahia.
A Federação do Comércio da Bahia (Fecomercio-BA) calcula que o carnaval vai movimentar R$ 2,4 bilhões no estado. Na geração de empregos, a Prefeitura de Salvador está empregando mais de 10 mil funcionários para organizar a maior festa de rua do mundo.
“Esse ano a gente preparou um show muito especial com Ivete Sangalo, que foi convidada para fazer abertura do carnaval de Salvador lá no circuito Barra-Ondina. Vai ser alí no Farol da Barra, a gente vai fazer toda cerimônia da entrega da chaves abrindo esse grande carnaval que certamente será o maior carnaval da história da cidade”, afirmou o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington.
O secretário de cultura da Bahia (Secult), Bruno Monteiro, também comentou sobre o investimento do estado na folia momesca, principalmente aos blocos afro, que contribuíram para que o Carnaval crescesse tanto na Bahia.
“Todos os dias de carnaval nós teremos apresentações dos blocos que são apoiados pelo Ouro Negro como por exemplo o Olodum, Ilê Ayê, Filhos de Gandhy, Cortejo Afro, blocos de samba, de reggae, contemplando 64 agremiações com R$ 7,6 milhões, que é o dobro do que foi investido no carnaval de 2020. Um apoio importante para essa cultura mais tradicional do nosso carnaval”, afirma.
Foto: Cristino Martins/Reprodução/O Liberal