Energia elétrica foi outro fator que elevou o a taxa da inflação; esta é a maior inflação para o período
A inflação em Salvador e na Região Metropolitana (RMS) foi a maior do país para o mês de janeiro, segundo os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (9).
Chegando a 1,09%, a alta do IPCA foi puxada por dois fatores de grande relevância: a energia elétrica e gasolina. Este foi o maior número para o mês de janeiro na região desde 2016, quando o índice chegou a 1,69%. Em relação ao mês anterior, o aumento também foi considerável, uma vez que o dado, em dezembro de 2022, foi de 0,39%.
Com o resultado a inflação da região acumula alta de 6,53% e começa o ano de 2023 como a segunda mais elevada do país. Ela só ficou abaixo de São Paulo, com 6,67%. Essa alta no IPCA foi puxada por diversos fatores, como o transporte, a habitação, alimentação e, como sobredito, a energia elétrica e a gasolina.
A gasolina e o etanol ficaram com 6,34% e 13,69% respectivamente, enquanto a energia elétrica ficou com 8,07%. Já os grupos de transporte com 2,28%, habitação com 1,73% e alimentação e bebidas com 0,87%, foram outros que mais subiram durante o mês.
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil