domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

SAIBA O QUE ACONTECE APÓS MORTE DE ELIZABETH II

Redação - 08/09/2022 16:20

Elaborado há anos pela monarquia britânica, o protocolo dos dias posteriores à morte de Elizabeth II (foto) —a rainha faleceu hoje em seu castelo na Escócia, aos 96 anos— é chamado de “London Bridge” (ponte de Londres, em inglês).

O roteiro detalha ações a serem tomadas no dia da morte e nos dez dias subsequentes. Prevê-se que, hoje, o Ministério das Relações Exteriores comunique a notícia aos 15 governos fora do Reino Unido nos quais a rainha é chefe de Estado e aos outros 38 países da Commonwealth.

As bandeiras em Whitehall, a sede administrativa do governo do Reino Unido, ficarão a meio-mastro, e a primeira-ministra do país, Liz Truss —empossada dois dias atrás pela rainha—  fará um pronunciamento oficial.

Veja o que está programado para acontecer nos dez dias seguintes:

Notícias relacionadas:

Dia 1 (amanhã)

O Accession Council (Conselho de Adesão) deve se reunir com Charles para proclamá-lo rei. Haverá uma reunião entre o novo rei e a primeira-ministra, e os trabalhos parlamentares no país serão suspensos por dez dias.

Dia 2

O caixão da rainha será transladado para o Palácio de Buckingham, pelo trem real ou por avião.

Dia 3

Charles —que assumirá o trono como Charles III— receberá a moção de condolências no Westminster Hall e embarcará em uma viagem de luto pelo Reino Unido, começando pela Escócia. Está previsto que ele receba condolências do Parlamento e participe de um serviço religioso na Catedral de St. Giles, em Edimburgo.

Dia 4

Na Irlanda do Norte, Charles receberá outra moção de condolências dos parlamentares e participará de um serviço religioso na Catedral de St. Anne, em Belfast. Nesse dia, haverá um ensaio para o transporte do caixão da rainha entre os palácios de Buckingham e Westminster.

Dia 5

Transferência do caixão da rainha para o Palácio de Westminster, com cortejo pelas ruas de Londres, e serviço memorial no Westminster Hall.

Dia 6

Velório do corpo da rainha no Palácio de Westminster, que vai durar três dias e terá cobrança de ingressos. No mesmo dia, haverá ensaio para o cortejo do funeral de Estado.

Dia 7

Visita de Charles ao País de Gales, para receber moção de condolências do Parlamento e assistir a um serviço religioso na Catedral de Liandaff, em Cardiff.

Dias 8 e 9

Dias de visitação ao corpo de Elizabeth, que foi a monarca mais longeva do Reino Unido —seu reinado durou mais de 70 anos. São esperadas milhares de pessoas em Westminster.

Dia 10

Dia de luto nacional, com funeral de Estado para a rainha na Abadia de Westminster. Estão previstos dois minutos de silêncio, ao meio-dia, em todo o país e procissões em Londres e Windsor. A rainha será sepultada no Castelo de Windsor, na Capela Memorial do rei George VI, ao lado de seu pai.

Findo esse processo, o retrato de Elizabeth continuará pendurado nas repartições públicas britânicas, com uma fita preta, por um mês, até ser substituído pelo retrato de Charles III.

Fontes: G1 e agências internacionais

Foto: AFPP

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.