sábado, 28 de setembro de 2024
Euro 6.1121 Dólar 5.4583

DEPUTADOS PROTAGONIZAM EMBATE EM SESSÃO NA ALBA; VEJA

Redação - 07/02/2023 16:33 - Atualizado 07/02/2023

Foi o primeiro embate acalorado no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) desta nova legislatura

Por: Douglas Santana Ferreira

Nessa segunda (06), numa sessão ordinária da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), os deputados estaduais Diego Castro (PL) e Olívia Santana (PCdoB), protagonizaram o primeiro embate acalorado deste ano.

Apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o deputado Diego Castro solicitou notas taquigráficas das declarações da deputada Olívia Santana, após ela fazer um duro discurso no púlpito da Casa, oferecendo solidariedade à ministra dos Povos Originários, Sônia Guajajara (PSOL), que lidera força-tarefa na crise humanitária vivida pelo povo Yanomami, em Roraima.

“Quero me solidarizar com a ministra Sônia Guajajara, que está vivendo uma luta que retira lágrimas de nossos olhos. É um holocausto do povo Yanomami no Brasil. A reserva Yanomami no Brasil com crianças esquálidas,com composição física comparada aos dos judeus nos campos de concentração. O grande legado de Jair Bolsonaro para o Brasil é horroroso, é vergonhoso. É tão deletério que ele não conseguiu ficar nesse país, fugiu para os Estados Unidos”, disparou Olívia

Já o parlamentar rebateu:

“Chamando conservadores de genocidas, a senhora está chamando quase metade da população de genocida. São pais e mães de famílias, trabalhadores, pessoas honestas”, defendeu Diego Castro.

Olívia, então, argumentou ter citado “fatos objetivos” de um governo que deixou os povos Ianomanis , que estão em estado de “indigência e morte por desnutrição”.

No final da discussão, Diego Castro alegou que os Yanomamis em estado de desnutrição são venezuelanos, uma alegação falsa que vem sendo utilizada por apoiadores de Bolsonaro, para desassociar sua gestão da crise vivida pelos indígenas.

A cena foi divulgada pelo deputado bolsonarista e pela deputada Olívia nas redes sociais.

Foto: Reprodução/Instagram

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.