Os barraqueiros que irão atuar nas festas antes e durante o Carnaval são público-alvo do curso gratuito de Boas Práticas para Manipulação de Alimentos promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) junto com a Diretoria de Vigilância da Saúde (Dvis), Vigilância Sanitária (Visa) e Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).
Nesta quinta-feira (26), o treinamento acontecerá no auditório da Faculdade Dom Pedro II, que fica no Comércio, na Avenida Estados Unidos. O objetivo da ação é promover a educação e a prevenção, a fim de minimizar os riscos de contaminação dos alimentos, evitando surtos/ doenças de origem alimentar, fomentando uma maior segurança para todos.
Por meio do treinamento, serão abordados temas como Boas Práticas de Fabricação e Manipulação dos Alimentos; Exigências Sanitárias para Venda de Alimentos; Qualidade da Água para Consumo; Qualificação dos Fornecedores; Principais Irregularidades Encontradas nas Inspeções Durante os Carnavais e Festas Anteriores, dentre outros.
O treinamento para os barraqueiros terá como facilitadores Gilmara Sodré, nutricionista e subcoordenadora da Visa, especialista em Inspeção e Segurança dos Alimentos pela Ufba e Especialista em Gestão de Vigilância Sanitária pelo Sírio Libanês; Gilane Miranda, bióloga, fiscal de controle sanitário, mestra em Ecologia e Biomonitoramento pela Ufba; Carolina Lima, nutricionista, fiscal de controle sanitário e chefe do Setor de Produtos e Estabelecimentos de Interesse à Saúde; e Francesca de Brito, terapeuta ocupacional do Cerest Salvador, mestra em Saúde, Ambiente e Trabalho pela Ufba e especialista em Vigilância em Saúde.
Foto: Jefferson Peixoto/ Secom