Thursday, 17 de April de 2025
Euro Dólar

ABIN DEVERÁ SER TRANSFERIDA DO GSI PARA A CASA CIVIL, DIZ RUI COSTA

Redação - 24/01/2023 14:48 - Atualizado 24/01/2023

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) deve sair do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e ir para a Casa Civil, segundo o ministro da Casa Civil, Rui Costa.

A informação é da coluna de Guilherme Amado, do portal Metrópoles. “Estamos discutindo um novo formato de vínculos e fluxos para melhorar a qualidade da informação que o presidente recebe”, diz Rui Costa à publicação.

Questionado, o ministro confirmou que a Abin “provavelmente” deverá sair do GSI, nos próximos dias, e que o destino será a Casa Civil. “Estão sendo analisados modelos e estruturas e em breve será anunciada (a mudança)”, disse o ministro. O governo estuda a retirada da Abin do guarda-chuva do GSI desde a transição. Os atos golpistas de 8 de janeiro, porém, fizeram com que a pressão para “desmilitarizar” o comando do órgão ressurgisse novamente.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.