sábado, 28 de setembro de 2024
Euro 6.1121 Dólar 5.4583

VOLTA ÀS AULAS: MATERIAL ESCOLAR VARIA ATÉ 270% EM SALVADOR

Redação - 17/01/2023 11:00 - Atualizado 17/01/2023

Segundo números do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) calculado pelo IBGE, a lista de materiais escolares, em Salvador, ficaram 17,64% mais caros.

Mas é possível controlar os gastos. Dá para economizar até 266% ao fazer uma pesquisa de mercado bem feita. Enquanto que a compra de 10 materiais escolares soma R$ 78,10 no Total Variedades, em Itapuã, os mesmos itens – ou semelhantes – podem sair por R$ 286,30 no Kalunga S.A, no Caminho das Árvores. É o que aponta levantamento feito pela reportagem do Correio com base no aplicativo Preços da Hora, que reúne dados das notas fiscais eletrônicas.

Os materiais escolares que compõem a lista feita pela reportagem são: cola branca 400 g-500 g, lápis comum preto, apontador, borracha quadrada branca, estojo, caderno grande, régua 30 cm, caneta preta, corretivo 18 ml e pasta escolar. O grande vilão de 2023 é o papel que aumentou muito o preço de livros.

Além da pesquisa de preços em lojas físicas, educadores financeiros indicam reciclar, negociar e se programar como estratégia de economia na hora de comprar os materiais escolares. O educador financeiro Raphael Carneiro ressalta a importância de avaliar se alguns itens que foram comprados para o ano anterior não podem ser utilizados novamente, como estojos, lápis e borrachas. Outra opção é tentar descontos a partir do pagamento à vista e fazer compras entre novembro e dezembro, não em janeiro.

Para o educador, dividir as compras ao longo do ano ajuda a aliviar o bolso. “Nem todos os itens serão utilizados logo no começo do ano. Então, quando for possível, deixe algumas destas compras para o segundo trimestre, quando os preços já estarão mais baixos”, orienta.  O economista e conselheiro do Conselho Regional de Economia da Bahia (Corecon-Ba), Edval Landulfo acrescenta a possibilidade de comprar livros usados, inclusive, através de grupos de pais para compra coletiva. “ Ótima dica para economizar e ensinar as crianças sobre reaproveitamento”, sugere.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.