sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

DINO CRIA OBSERVATÓRIO DA VIOLÊNCIA CONTRA JORNALISTAS

Redação - 17/01/2023 18:33 - Atualizado 17/01/2023

Observatório foi criado pelo ministério da Justiça e Segurança Pública após agressões sofridas por jornalistas durante os atos golpistas feitos por apoiadores bolsonaristas

Por: Douglas Santana Ferreira

Nesta terça (17), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou a criação do Observatório da Violência contra Jornalistas.

O observatório foi criado após a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) solicitar a Procuradoria-Geral da República (PGR) abertura de investigação para identificar responsáveis por agressões a jornalistas durante os atos terroristas em Brasília, no dia 8 de janeiro deste ano.

O documento encaminhado pela ABI à PGR lista 15 casos de agressões sofridas por profissionais de imprensa. O ministro Flávio Dino comentou sobre a criação do observatório nas redes sociais.

“Acolhendo o pedido das entidades sindicais dos jornalistas, vamos instalar no Ministério da Justiça o Observatório Nacional da Violência contra Jornalistas, a fim de dialogar com o Poder Judiciário e demais instituições do sistema de justiça e de segurança pública”, escreveu.

Em nota, a ABI pede reparação dos danos materiais e morais às vítimas.

“Os crimes praticados contra os jornalistas tiveram como motivação principal a política doentia dos extremistas e os atos terroristas realizados, restringindo a livre imprensa e expressão dos profissionais. Além de violar de forma direta e inequívoca o Estado Democrático de Direito, coibindo que as informações referentes ao ato antidemocrático chegassem até a população brasileira”.

Foto: Valter Campanato/AG Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.