Procurador-geral afirma que lista deve ser ampliada a partir de novas informações da Câmara. Presidente da Casa, Arthur Lira apresentou notícia-crime para punir envolvidos
O Ministério Público Federal (MPF) já tem 40 denúncias prontas contra os envolvidos nos atos terroristas de bolsonaristas no início deste mês em Brasília. A informação foi divulgada nesta segunda- feira (16) pelo procurador-geral da República, Augusto Aras durante um encontro com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) na Procuradoria Geral da República.
“Hoje já temos 40 denúncias prontas e associaremos até sexta-feira às novas denúncias que poderão ser acompanhadas de medidas cautelares para essas pessoas que foram presas depredando e invadindo a Câmara Federal”, disse Aras a Lira, em vídeo divulgado pela assessoria da PGR.
Na reunião, Lira entregou ao PGR uma notícia-crime contendo informações sobre o vandalismo ocorrido nas dependências da Casa e colocou a advocacia da Câmara à disposição para ajudar a instruir o processo contra os invasores e destacou o “risco que o Brasil correu” durante o episódio.
“Muito mais do que a depredação do patrimônio público, um atentado às instituições, o risco que o Brasil correu”, afirmou. “Estamos à disposição do MP para que todas as necessidades de documentação que seja preciso para instruir esse processo a Câmara possa dispor de tudo o que ela puder”, disse Lira.
A representação será analisada por um grupo criado pela PGR para apurar os crimes cometidos no episódio. A procuradoria vai poder propor a abertura de ações penais contra os envolvidos nos atos ainda nesta semana.
Foto: Pedro Gontijo/Agência Senado