quinta, 02 de maio de 2024
Euro 5.5709 Dólar 5.194

BANCO DE LEITE DO HEC ESTÁ EM ESTADO CRÍTICO

Redação - 08/01/2023 09:00

Situação é observada pela baixa doação de leite humano; unidade só tem volume para atender até o próximo dia 20 de janeiro

Por Tácio Caldas

No Hospital Estadual da Criança (HEC) o estoque registra apenas 64,5 litros de leite, que usa no mínimo quatro litros diários. Portanto, caso novas doações não sejam realizadas a partir desta quarta-feira (4), a unidade hospitalar só terá como atender aos recém nascidos pelos próximos 16 dias.

Essa redução nas doações pode estar relacionado ao período festivo de final de ano, além das férias, fazendo com que as doadoras deixassem de comparecer ao espaço para realizar a doação ou dar continuidade ao processo.

O hospital, na grande maioria das vezes, atende a partos prematuros, onde as mães não têm produção de leite ou às crianças que estão acompanhadas por outros familiares. Por isto, acabam usando o estoque de leite oriundo das doações externas.

COMO DOAR

As mulheres que se interessaram em contribuir com a doação de leite humano materno, podem se dirigir ao Hospital Estadual da Criança das 07h às 19h durante todos os dias da semana, incluindo sábados e domingos. A unidade fica na Avenida Eduardo Fróes da Mota, em Feira de Santana, na Bahia.

Em caso de dúvidas, as doadoras, antes de se dirigir ao hospital, podem ligar para o telefone (75) 3602-0630. Neste número as mulheres serão orientadas sobre todos os passos para realizar a doação.

Uma dúvida recorrente para este público é sobre o recipiente de onde o leite a ser doado deve ser colocado. A equipe do portal Bahia Econômica foi atrás da informação e descobriu que o leite humano materno deve ser guardado em recipientes de vidro com tampa plástica. Já para os casos de doações no local, o uso das máscaras é obrigatório.

Foto: Divulgação/Ascom

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.