sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

NORUEGA LIBERA APLICAÇÃO DE R$ 3 BILHÕES PARA AMAZÔNIA

Redação - 04/01/2023 07:20 - Atualizado 04/01/2023

O governo da Noruega informou, nesta terça-feira (3), que o Brasil já pode aplicar os R$ 3 bilhões doados pelo país europeu ao Fundo Amazônia.

O recurso estava bloqueado desde 2019, primeiro ano da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro. O fundo foi reativado pelo governo brasileiro pelo presidente Lula em uma das medidas assinadas no domingo (1º), primeiro dia do terceiro mandato do petista. A parceria, que conta ainda com a Alemanha, foi criada em 2008 para financiar projetos de redução do desmatamento e fiscalização do bioma amazônico.

Após o segundo turno eleitoral brasileiro, no final de outubro de 2022, noruegueses e alemães haviam sinalizados que poderiam retomar o fundo caso a política brasileira para a Amazônia fosse reorientada. “O fundo pode contribuir para apoiar um governo comprometido em reduzir o desmatamento e o desenvolvimento de uma economia sustentável na Amazônia”, afirmou, em nota, o Ministério do Clima e Meio Ambiente da Noruega. Segundo o ministério, Noruega e Brasil têm interesses comuns no combate à crise climática, na redução do desmatamento e na promoção do desenvolvimento sustentável. “O primeiro passo é fazer bom uso desses recursos”, ressaltou. Fonte: G1

Foto: Reprodução / YouTube

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.