domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

WHOOPI GOLDBERG PEDE DESCULPAS POR NOVAS FALAS ANTISSEMITAS

Redação - 28/12/2022 07:19 - Atualizado 28/12/2022

A atriz Whoopi Goldberg divulgou um comunidade público pedindo desculpas por seus novos comentários em torno do Holocausto.

As falas recentes da celebridade de 67 anos sobre o genocídio de seis milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial chamaram atenção por seus teor antissemita. No texto recém-compartilhado pela versão norte-americana da revista Rolling Stone, a artista pede “desculpas sinceras” e diz que ainda está aprendendo sobre o tema.

“Nunca foi a minha intenção soar como se estivesse insistindo em comentários ofensivos, especialmente após conversar e ouvir rabinos e escutar alguns amigos novos”, disse Goldberg. “Eu ainda estou aprendendo muito e acreditem em mim quando digo que escuto tudo o que todos me disseram. Eu acredito que o Holocausto disse respeito a raça, sinto muito por ter chateado, magoado e enfurecido algumas pessoas”.

As falas de Goldberg sobre o Holocausto que resultaram em crítica à atriz foram expressas em entrevista recente ao diário britânico The Times. Ela alegou que alguns judeus não acreditam que judeus sejam uma raça: “Isso me leva a crer que [o Holocausto] não disse respeito a raça”. Depois ela completou: “Lembre-se quem [os nazistas] estavam matando primeiro. Eles não estavam matando uma raça, estavam matando deficientes. Estavam matando pessoas que consideravam deficientes mentais. Aí depois eles tomaram essa decisão [de assassinar judeus em massa]”.

Goldberg já havia expressado as mesmas opiniões antissemitas no início de 2022, durante fala no programa de debate ‘The View’, no qual é uma das apresentadoras. Ela acabou sendo suspensa da produção e também divulgando um pedido de desculpas. Na época a atriz disse: “Vamos ser honestas, o Holocausto não disse respeito a raça. Não disse respeito a raça. Não disse respeito a raça. Disse respeito a falta de humanidade entre homens”. No pedido de desculpas do início do ano ela declarou: “[O Holocausto] diz respeito a raça sim, porque Hitler e os nazistas consideravam os judeus uma ‘raça inferior’. Palavras importam e isso vale para as minhas também. Eu me arrependi dos meus comentários e estou me corrigindo. Também expresso o meio apoio aos judeus”.

(Foto: Reprodução)

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.