O documentário “Paulo César Pinheiro – Letra e Alma”, de Cleisson Vidal e Andrea Prates será exibido na última noite do ano.
A estreia será neste sábado (31), às 22h25, no canal Curta!. Autor de Canto das Três Raças e O Poder da Criação, o compositor Paulo César Pinheiro reúne momentos marcantes de sua carreira.
Durante os 85 minutos do filme o poeta, escritor e compositor Paulo César Pinheiro, 73, fala sobre suas origens, referências literárias, seu encontro com a poesia e o que lhe deu “régua e compasso”. Autor de vasta e rica produção, entre músicas, livros, peças e parcerias, que já atravessam cinco gerações, o poeta não dá sinais de que a genial inspiração possa se esgotar.
Paulo César Pinheiro é indiscutivelmente um dos compositores e letristas mais importantes do Brasil. Neste documentário é possível relembrar e se deliciar com suas parcerias com Baden Powell (1937-2000), Tom Jobim (1927-1994) e Edu Lobo. “Na minha primeira parceria, com o Baden, eu tinha 16 anos de idade. Ele era o cara. As músicas dele com o Vinicius [Vinicius de Moraes] eram todas sucessos internacionais, mas ele se encantou comigo”, diz Paulo César Pinheiro no filme.
Entre seus sucessos, estão registrados em “Paulo César Pinheiro-Letra e Alma” alguns que marcaram época, nas vozes de Elis Regina (1945-1982) e Clara Nunes (1942-1983), como “Vou Deitar e Rolar”, dele e Baden Powell, e “Canto da Três Raças”, dele e Mauro Duarte.
Foto: Reprodução