segunda, 17 de junho de 2024
Euro 5.82 Dólar 5.4259

CONFIRA 4 BRINCADEIRAS PARA ESTIMULAR O APRENDIZADO

Redação - 28/12/2022 09:40 - Atualizado 28/12/2022

Após um ano inteiro marcado pela retomada das atividades presenciais, com uma extensa lista de compromissos e atividades escolares, o momento mais aguardado por crianças e adolescentes finalmente está de volta, as férias.

Porém, esse período também gera preocupação nos responsáveis quanto ao comprometimento no processo de aprendizagem dos filhos. Especialistas acreditam que a pausa no cronograma de atividades pode colaborar para saúde mental e física dos pequenos.  

O cérebro da criança trabalha constantemente para adquirir o máximo de informações possíveis, momentos de descanso são necessários para absorção de todo esse aprendizado. De acordo com o psicólogo e coordenador do curso de Psicologia da Unime, Ezevaldo Aquino, picos de estresse atingem não só os adultos, mas as crianças também com a rotina escolar. “É importante fazer pausas pois elas ajudam a aliviar a carga de estresse e o cansaço que foram acumulados ao longo do dia, do semestre e do ano”, alerta.

Um estudo divulgado pela Academia Norte-Americana de Pediatria (APP) mapeou a rotina de estudantes ao longo de cinco anos. Após conclusão, os especialistas afirmam que o período de férias é valioso para o aprendizado e crescimento das crianças e ainda, contribui no desenvolvimento social, emocional e cognitivo.  

Como misturar diversão com aprendizagem durante as férias?  

O especialista explica que durante esse período os responsáveis devem desapegar do planejamento e controle sobre as atividades. Durante as férias, as crianças devem ter o tempo livre para conhecer e explorar novas atividades, pois é quando os níveis de curiosidade, atenção e motivação estão mais aguçados.  

Leitura 

Estimular o hábito de leitura na infância permite que a criança tenha desenvolvimento emocional e intelectual. Para mantê-lo ativo durante as férias, os responsáveis podem fazer passeios até livrarias e bibliotecas, assim, os filhos poderão escolher aquele livro que mais se identificam. Isso fará que a criança fique ainda mais interessada pela leitura.  Ler para as crianças também contribuiu para o interesse e estimulação da imaginação e criatividade.

Aplicativos educativos 

A nova geração é conhecida como nativos digitais, por isso introduzir novas formas de aprendizagem que sejam mais interativas detêm maior atenção dos pequenos. Aplicativos gratuitos permitem também que a criança aprenda enquanto se diverte brincando.  Especialmente os que integram o universo das atividades e jogos digitais com o mundo real.

Brincadeiras ao ar livre 

Essa é uma possibilidade para tirar a atenção das telas por algumas horas. Dentro ou fora de casa, pensar em brincadeiras ao ar livre é uma ótima maneira de introduzir um estilo de vida saudável e livrar a criança do sedentarismo. Aposte em brincadeiras que sejam educativas e instrutivas, que possam gastar energia e estimular o raciocínio e as habilidades motoras.  

Envolver a criança em atividades de casa 

Alguns responsáveis não permitem que as crianças se aproximem da cozinha e utensílios domésticos, tampouco, deixam as crianças ajudarem com alguma tarefa doméstica. Envolver os filhos nessas atividades como no preparo de refeições pode parecer natural, porém é algo extraordinário para os pequenos. Além de estimular a curiosidade, pode deixar a criança aberta a descobrir novos alimentos e expandir o paladar.  

As férias melhoram o convívio social  

Permitir que as crianças descansem, reflete diretamente no desempenho escolar, pois ao retornar, os estudantes estão mais animados e dispostos a aprender. Limitar a criatividade da criança e colocá-la sob pressão com uma rotina regrada cheia de afazeres e obrigações são exemplos inofensivos para alguns pais, no entanto, podem despertar diferentes sentimentos nos filhos que nem mesmo eles conseguem distinguir.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.