sexta, 19 de abril de 2024
Euro 5.6195 Dólar 5.2768

ITACARÉ: ESCRITORES LOCAIS REALIZAM LANÇAMENTO DE LIVROS

Redação - 21/12/2022 10:00 - Atualizado 21/12/2022

Os escritores itacareenses Rafael dos Santos Barros e Rogério Medrado fizeram o lançamento dos seus livros, ontem (19) de dezembro, no Auditório do Ecoporan, em Itacaré, com a presença de autoridades municipais e da comunidade, que estiveram no local para prestigiar os escritores da nossa terra.

Protagonismo Indígena: arranjos e conflitos nas sesmarias dos jesuítas de Rafael dos Santos Barros; a obra procura compreender a atuação de um grupo indígena na Capitania dos Ilhéus durante a primeira metade do século XVIII. As áreas possíveis para alimentação e caça foram tomadas pelas ocupações dos não índios, reduzindo as possibilidades dos povos indígenas viverem de acordo com seus hábitos. Inseridos nesse ambiente, estavam os índios Guerens, os quais usando a tutela de um capitão-mor conseguiram livrar-se da opressão e tornarem-se súditos do rei de Portugal, permitindo-lhes sobreviver no ambiente colonial.

Rafael tem 33 anos e, além de escritor, é Professor Doutor pela Universidade Federal da Bahia, com 15 artigos publicados. Segundo Rafael, em breve novas obras e trabalhos virão, mas o lançamento deste livro já é um lindo sonho sendo realizado, pois é fruto de muito trabalho, esforço e dedicação.

Já o escritor Rogério Medrado lançou a obra “A Caixa de Alissa”. Alissa é uma menina que possui uma enorme caixa de madeira onde ela guarda suas coisas. Ela doa as coisas da caixa para as crianças desabrigadas da enchente e sua família também doa roupas, calçados e alimentos para os desabrigados. Alissa fica muito feliz por tudo isso. A Caixa de Alissa retrata sobre a questão da cidadania e da solidariedade para com aqueles que mais necessitam da nossa ajuda.

Rogério tem 45 anos, e é um grande exemplo e orgulho para Itacaré; presente nos espaços literários, ele é um incentivador da leitura e literatura como uma ferramenta de transformação de vida e realidade. Segundo o escritor, a educação e a leitura são importantes para quebrar barreiras, construir novas realidades e, principalmente, compreender o mundo em que vivemos.

Reconhecido por ser dono de diversas outras obras como o “Menino e o Bem-te-vi”, lançado em 2021. Ele tem 4 livros publicados e tem recebido prêmios, convites e aberto espaços na literatura para outras pessoas que veem nos livros a oportunidade e esperança de dias melhores. O Prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, parabeniza aos escritores por toda a garra, determinação e por estarem sendo um exemplo para outras pessoas. “É um grande orgulho para Itacaré ter pessoas, principalmente, jovens como Rogério e Rafael, que estudam, trabalham e dão exemplo de vida. Nesse momento que a garotada está tão ligada na internet, é importante ter pessoas também que estão escrevendo, lançando livros e sendo exemplo para outros jovens”, finalizou o Prefeito.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.