sábado, 05 de abril de 2025
Euro 6.40205 Dólar 5.8539

LULA NÃO CONSEGUE ATRAIR EMPRESÁRIOS PARA O DESENOLVIMENTO E COGITA EX-MINISTRO DE DILMA

Redação - 20/12/2022 19:37 - Atualizado 20/12/2022

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) virou uma dor de cabeça para o presidente eleito.

O último empresário sondado, Pedro Wongtschowski, do Ultra, disse a interlocutores que não irá para o ministério. Em meio ao impasse, o nome do ex-ministro Armando Monteiro, que já comandou o Mdic na gestão de Dilma Rousseff, passou a ser considerado a opção mais provável.

Na conversa entre Lula e Wongtschowski, segundo ambos relataram a pessoas próximas, ficou claro que a visão do empresário para o Desenvolvimento seria muito diferente da de Lula. O empresário considera importante, por exemplo, reforçar iniciativas de abertura comercial e manter sob o controle da iniciativa privada atividades como a produção de energia e o refino de combustível.

Esta é a terceira tentativa de Lula de atrair um nome de peso do PIB para o Mdic, que será recriado no próximo governo. Hoje, as funções do ministério estão sob o comando da Economia, de Paulo Guedes. Na semana passada, quem recusou o convite de Lula foi Josué Gomes da Silva, filho do ex-vice-presidente José Alencar e presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), mais influente entidade empresarial do país.

Foto: Reprodução/Ricardo Stuckert

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.