Em comemoração aos seus 285 anos de história, a Comunidade do Quilombo do Porto De Trás de Itacaré realizou, durante todo o dia da última sexta-feira (16), uma programação vasta e especial.
A programação do eventocomeçou às 5 horas da manhã com uma alvorada. Logo depois, às 6 horas, foi celebrada a missa solene. Às 8 horas foi a vez das Brincadeiras Tradicionais (Pau de Sebo, Quebra Pote, entre outras).
A festa continuou às 14 horas com a apresentação da Capoeira de Angola e às 15 horas foi a vez da Capoeira Regional, ao mesmo tempo a comunidade ofereceu a todos presentes um delicioso bolo de aniversário do Bairro, em seguida as comemorações continuaram com o Makulelê e a Puxada de rede. Às 16 horas aconteceu o cortejo da lavagem das ruas do bairro e logo depois, às 17 horas, a apresentação do Samba Duro.
E às 17h30, as apresentações do Rancho e o Bicho Caçador. Já a partir das 18h30 aconteceram as apresentações musicais com o Cantor Marcelinho, seguindo com Andrezão e finalizando com Zalela e a Banda Kasa 8. A localidade é reconhecida como remanescente de quilombo pela Fundação Cultural Palmares, juntamente com mais 5 comunidades do município.
Conhecido por ser um dos primeiros bairros de Itacaré, segundo relatam seus moradores, ele possui uma rica história e que marca a fundação e o desenvolvimento da cidade, mantém viva a sua tradição, ancestralidade e suas práticas culturais próprias. O evento foi promovido pela Associação de Moradores do Quilombo Porto de Trás com a parceria da Prefeitura Municipal