segunda, 25 de novembro de 2024
Euro 6.0976 Dólar 5.8319

SERASA LANÇA VALIDADOR DE BOLETOS, AUMENTA SEGURANÇA NAS NEGOCIAÇÕES DE DÍVIDAS E IMPEDE QUASE 3 MIL FRAUDES

Redação - 13/12/2022 10:25 - Atualizado 13/12/2022

Para ampliar ainda mais a segurança aos endividados durante as negociações digitais do maior Feirão Limpa Nome que já realizou, a Serasa lança uma ferramenta gratuita contra fraudes e golpes.

Desenvolvido pela área de Soluções Tecnológicas da empresa, o Validador de Boletos exige apenas que o usuário abra o site da Serasa (www.serasa.com.br), faça login, e vá até a Área de Soluções na home, onde encontrará o botão ‘Validar Meio de Pagamento’. Neste botão, informe o código do boleto que pretende pagar ou o código Pix recebido. Ali mesmo o usuário será informado se o boleto se trata de um acordo oficial da Serasa ou não.

 Caso o número não seja identificado entre os acordos realizados na plataforma Limpa Nome há duas possibilidades: pode ser que o pagamento seja de outra empresa ou, então, uma tentativa de golpe. No caso em que o número não foi identificado pelo Validador de Boletos, a Serasa sugere que o usuário verifique os dados imediatamente, inclusive sobre o beneficiário indicado, antes de realizar a operação.

Desde o início do mês, dentro da fase de pré-lançamento, a ferramenta já constatou que 88% dos boletos e chaves Pix consultados não foram gerados pela Serasa e, portanto, poderiam ser caracterizados como fraude. “O percentual de 88% identificado nas primeiras semanas mostra o tamanho da ganância dos golpistas e, ao mesmo tempo, confirma a utilidade da ferramenta”, diz Franciele Tiburcio, especialista da Área de Soluções da Serasa.

A Serasa também sugere à população redobrar a atenção com as Redes Sociais. O monitoramento realizado pela empresa identificou, apenas nos últimos 11 meses, pelo menos 495 páginas suspeitas, que justificaram as solicitações de retirada do ar encaminhadas pela Serasa às plataformas Facebook e Instagram. Para garantir uma negociação segura com os credores através dos canais digitais, a Serasa reforça as dicas de segurança digital:

• Desconfie de links ou mensagens maliciosas recebidos de origem desconhecida mesmo quando enviados por pessoas conhecidas: aplicativos mensageiros, como WhatsApp e Telegram, e e-mails são as origens mais comuns de links maliciosos, ofertas de acordos e boletos falsos.

• Antes fazer qualquer operação, faça a validação no site da Serasa por meio do Validador de Boletos.

• Caso seja indicado que o código do boleto ou Pix não se trata de um meio de pagamento da Serasa, certifique-se das informações apresentadas e faça seu login no site ou app Serasa para verificar se há uma oferta disponível para negociação.

• Números de WhatsApp e páginas oficiais nas redes sociais têm de ter Selo de Verificação, localizado ao lado do nome do contato.

• Procure comprovar a autenticidade dos sites e perfis nas Redes Sociais

• Endereço eletrônicos oficiais devem possuir https com URL, cadeado na barra de navegação e inscrição de “site seguro”.

• Na dúvida, não clique: algumas mensagens despertam gatilhos emocionais nas vítimas, como a curiosidade, o sentimento de solidariedade, os benefícios, entre outros. Se receber mensagens como “Sua fatura do mês chegou” e “Temos uma oferta imperdível”, desconfie.

“Estamos atuando em um plano de combate às fraudes para evitar frustrações e prejuízos aos consumidores que desejam quitar suas dívidas”, alerta Franciele Tiburcio, especialista da Área de Soluções da Serasa. “Infelizmente, os criminosos se aproveitam de gatilhos emocionais das vítimas nesse momento tão importante para a retomada da vida financeira”.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.