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BLACK FRIDAY APRESENTA QUEDA DE QUASE 2% NA BAHIA

Redação - 30/11/2022 20:03 - Atualizado 30/11/2022

Apesar da alta nacional, as vendas em território baiano ficaram abaixo das expectativas e puxaram o índice regional para baixo

Por Tácio caldas

Diferentemente das vendas a nível nacional os dados divulgados pelo Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA) para a região nordeste apresentou uma queda considerável quando comparado ao mesmo período de 2021.

O IVCA indicou que a região nordeste cresceu apenas 0,2% em vendas neste ano. Um dos grandes fatores para que isto acontecesse foi a queda nas vendas observadas na Bahia, com um faturamento de – 1,8%.

A região norte foi outra que registrou uma baixa acentuada nas vendas. Por lá o índice apontou um decréscimo de -2,9%. Já no sul do país os dados apontaram um crescimento de 14,2%, enquanto no centro-oeste teve uma alta de 3,5%.

De acordo com a Cielo, um dos principais motivos para essa queda está atrelada à realização da Copa do Mundo do Qatar. Apesar disso, segundo o superintendente de dados e inovação da Cielo, Vitor Levi, outros motivos estão atrelados a essas baixas na região nordeste e na Bahia.

“Quando a gente olha a distribuição no volume no esquenta Black Friday, seja na semana que antecede a data ou durante todo o mês de novembro, isto pode ter influenciado também nos resultados”, destacou Levi

Ele ainda detalhou como um dos setores do varejo pode ter sofrido com as vendas. “Em alguns setores como de móveis, eletros e departamentos, a queda pode estar associada a antecipação de promoções ao longo do mês de novembro”, explicou o superintendente.

Uma outra questão também foi observada pelo especialista ao analisar dos dados do ICVA que pode ter contribuído para os baixos números na Bahia e no Nordeste. “Também pode ser relacionado ao valor agregado na cesta de compras.. O volume de vendas pode até aumentar na data, mas se as compras forem mais baratas, o faturamento também reduz”, afirmou Levi.

Foto: Reprodução/Agência Brasil

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