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VENDAS NO VAREJO CRESCEM QUASE 7% NA BLACK FRIDAY DE 2022

Redação - 30/11/2022 17:36 - Atualizado 30/11/2022

O dado é comparativo ao mesmo período do ano passado; e-commerce foi um dos destaques em vendas na última sexta (25)

Por Tácio Caldas

Uma análise produzida pelo Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA), comparando a data ao mesmo período de 2021, apresentou as taxas de crescimento e decréscimo das vendas durante a data da Black Friday de 2022. No Brasil, o crescimento foi de 6,9% no faturamento nominal, na comparação com 2021.

Já numa visão setorial, de acordo com o ICVA, as drogarias e as farmácias foram as que mais apresentaram crescimento, com 25,9%. Atrás delas estiveram o turismo e o transporte com 25,1% e cosméticos e higiene pessoal com 22,2%.

Ainda segundo eles, as vendas por e-commerce também se destacaram com uma alta nas vendas de 21,1%. Os outros setores apresentaram uma variação de crescimento de -3,6% a 18,6%. Confira abaixo.

BARES E RESTAURANTES18,6%
VESTUÁRIO11,8%
SUPERMERCADOS E HIPERMERCADOS11,7%
VAREJO ALIMENTÍCIO ESPECIALIZADO10,3%
LIVRARIAS E AFINS9,4%
VETERINÁRIAS E PET SHOPS6,7%
ÓTICAS E JOALHERIAS4,6%
MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO4,3%
DEMAIS SETORES6,4%
MÓVEIS, ELETRO E DEPARTAMENTO-3,6%

Em relação as regiões, o sul do país apresentou um crescimento de 14,2%. O centro-oeste 3,5%. A região nordeste cresceu 0,2%, enquanto o norte teve uma queda de -2,9%. Já na análise do mercado nordestino, o estado que mais contribuiu com a baixa foi a Bahia, onde o faturamento caiu 1,8% em comparação ao ano de 2021.

Segundo o superintendente de dados e inovação da Cielo, Vitor Levi, além do efeito Copa do Mundo, da alta do dólar e do desemprego, outros fatores influenciaram nessa baixa.

“Quando a gente olha a distribuição no volume no esquenta Black Friday, seja na semana que antecede a data ou durante todo o mês de novembro, isto pode ter influenciado também nos resultados. Em alguns setores como de móveis, eletros e departamentos, a queda pode estar associada a antecipação de promoções ao longo do mês de novembro. Outro ponto também pode ser relacionado ao valor agregado na cesta de compras, que é o “ticket médio”. O volume de vendas pode até aumentar na data, mas se as compras forem mais baratas, o faturamento também reduz”, esclareceu Levi.

Foto: Reprodução/Agência Brasil

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