domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

RUI COSTA PODE IR PARA A CASA CIVIL E SERÁ UM POTENCIAL CANDIDATO À PRESIDÊNCIA EM 2026, DIZ COLUNISTA

Redação - 29/11/2022 10:32 - Atualizado 29/11/2022

Em artigo no jornal Valor Econômico, a jornalista Andrea Jubé afirma que neste momento o cenário mais provável esboçado para o primeiro escalão de Lula terá Fernando Haddad no Ministério da Fazenda e o governador da Bahia, Rui Costa, na chefia da Casa Civil.

E afirma que se esse desenho sair do papel, Lula governará com dois potenciais sucessores na direção dos ministérios de maior visibilidade, enquanto caberia a Geraldo Alckmin (PSB) indicar o titular do Planejamento, que atuaria em sintonia com Haddad e Costa.

Fazenda, Casa Civil e Ministério do Planejamento compõem a Junta de Execução Orçamentária, órgão que define os limites de movimentação do Orçamento Federal.

“ A eventual confirmação de Rui Costa na Casa Civil evoca o perfil de Dilma Rousseff no comando da pasta: de um gestor de confiança, não reconhecido pelo traquejo político”, diz a colunista.

Segundo ela, Lula gostaria de indicar Costa para uma pasta da área de infraestrutura, mas ele pode reeditar o “modelo Dilma”, de modo que a coordenação das obras públicas, em eventual PAC 3, seja confiada a Rui Costa.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.