A Globo vendeu mais de R$ 1 bilhão em patrocínios nesta Copa, mas vai ter prejuízo.
A Globo massacrou concorrentes e TV paga no ibope e registrou 50 pontos de audiência (com picos de 53) e 76% de “share” na Grande São Paulo no jogo Brasil e Sérvia.
O problema é que os R$ 1 bilhão em publicidade não paga a conta de direitos, nem dos altos custos dos direitos de transmissão. Os direitos que a Fifa cobrava no Brasil estavam entre os mais caros do mundo. Acima do nível de países europeus. O valor atual é de US$ 90 milhões por ano, o equivalente a quase R$ 500 milhões anuais, encarecidos por uma cláusula que garante exclusividade para a emissora.
Recentemente, a Globo renovou com a entidade até 2026, mas sem exclusividade nas transmissões em TV aberta e por assinatura.
Além dos direitos, existem ainda custos de produção e transmissão. Envio de equipe, hospedagem, alimentação e contratação de infraestrutura para enviar o sinal ao Brasil. A Globo apertou o cinto nos custos que controla. Reduziu a equipe e otimizou gastos. Mas alguns custos fogem de seu controle.
É o caso das comissões e impostos. Para cada real que a empresa fatura com publicidade, precisa pagar comissões de agências e impostos, o que reduz consideravelmente o valor final do faturamento com publicidade.