domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

COPA E A COVID-19: COMO CUIDAR DA SAÚDE DURANTE AS COMEMORAÇÕES

Redação - 25/11/2022 12:53 - Atualizado 25/11/2022

Os casos positivos da doença tem aumentado no nordeste e tem reacendido o alerta sobre os cuidados para evitar a novo proliferação do vírus

Por Tácio Caldas

Que a Copa do Mundo de futebol é um momento de torcida e comemoração com amigos e familiares, todo mundo sabe. Este também é um momento de promover encontros para assistir às partidas, sendo estas as primeiras desde o início da pandemia.

Apesar do bom momento, os cuidados com o vírus passam a chamar atenção e precisam voltar a serem redobrados, afinal, os casos de Covid-19 provocados pela BQ.1, nova subvariante da Ômicron estão voltam a aumentar.

Segundo o levantamento da Dasa, a Região Nordeste registrou um aumento de 9% nos casos positivos de Covid-19 na última semana, com um índice de positividade de 42,65%. No início do mês este número estava em 51,9%.

Segundo a Dra. Sylvia Lemos Hinrichsen, infectologista do Laboratório Leme, a tendência de aumento nos casos positivos deve continuar, sendo necessária a tomada das medidas preventivas para diminuir o contágio durante o período da Copa.

“No atual momento da pandemia Covid-19, ainda observamos que é preciso estar atento para as medidas de barreiras como a higienização das mãos, uso de máscaras, evitar locais fechados e com aglomerações, assim como a vacinação contra o Covid-19”, comentou Hinrichsen.

Ainda de acordo com ela, há grupos que devem ter atenção redobrada aos cuidados com a saúde.

“As pessoas que apresentem comorbidades, doenças crônicas, em especial diabetes, assim como imunodepressão/HIV-AIDS, uso de corticoides por longos períodos em doses elevadas e ou idosas, principalmente maiores de 80 anos, são as que mais precisam de atenção e proteção”, explica a doutora.

Apesar de tudo isso, com mais de 80% da população brasileira vacinada contra a Covid-19, o cenário atual é menos alarmante que no início da pandemia.

Em caso de necessidade os baianos podem fazer os autotestes, os testes de farmácia e também nos laboratórios como no Leme que também possui atendimento móvel.

Foto: Shutterstock/Reprodução

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.