A área de São Paulo, composta por 37 municípios, e a do Rio de Janeiro (RJ), formada por 21 municípios, registram a maior concentração urbana do país com 2, 1 mil km² de áreas urbanizadas e 1.7 mil km², respectivamente.
Salvador, com 436,7 km², é a 11ª área de maior concentração urbana do país e não está entre as áreas mais densamente urbanas entre as capitais sendo superada inclusive por Recife, com 512 km² e Fortaleza com 486 km²
Concentrações urbanas são arranjos populacionais ou municípios isolados com população acima de 100 mil habitantes que apresentam alto grau de integração interna e processos de conurbação marcantes, entre outras características.
Entre 2015 e 2019, houve uma adição de uma adição de cerca de 25% na mancha urbana de Salvador, menor do que a verificada em Recife, da ordem de 30%.
Em termos absolutos, a mancha urbana aumentou em 88 km², e o maior crescimento total identificado no Brasil em termos absolutos foi em Curitiba com 185,58 km². Veja o ranking das cidades mais urbanizadas do país. As informações referem-se a 2019 e foram divulgados nesta quarta-feira. Os dados sobre Salvador foram sistematizados pelo portal Bahia Econômica.