Chegou a vez de Inglaterra e Irã estrearem na Copa do Mundo do Catar. As seleções se enfrentam nesta segunda-feira, às 10h (de Brasilia), no estádio Internacional Khalifa, pelo Grupo B, que tem ainda País de Gales e Estados Unidos.
O brasileiro Raphael Claus será o árbitro e terá a companhia dos auxiliares Rodrigo Figueiredo e Danilo Manis. Clique aqui para assistir ao vivo e acompanhar em tempo real no ge.
Na coletiva antes da partida, o técnico Gareth Southgate informou que os jogadores ingleses vão de joelho, protestar contra o racismo, além de usar a braçadeira nas cores do arco-íris. Já o Irã inicia a disputa da Copa em meio a um cenário de conflitos em seu país, com parte da população nas ruas protestando e debate sobre violência e restrição dos direitos das mulheres dividindo espaço com o futebol.
Será o primeiro duelo entre Inglaterra e Irã na história. Em estreias nos 15 mundiais que disputaram, os ingleses têm seis vitórias, seis empates e três derrotas. Já os iranianos, que estiveram em cinco edições, têm uma vitória, um empate e três derrotas. Apesar de ser um dos favoritos na Copa, o time inglês não vence há oito meses – ou seis jogos (três empates e três derrotas), todos pela Liga das Nações.
Transmissão:
Inglaterra – técnico: Gareth Southgate
A equipe inglesa chega para a Copa do Mundo como uma das favoritas e recheada de estrelas. Dos 26 convocados, 25 disputam a principal competição de clubes do mundo, a Premier League – Jude Bellingham, do Borussia Dortmund, é a exceção. Para a estreia, os ingleses apostam no poder de seu ataque, em especial de Harry Kane, artilheiro da última Copa com seis gols. A provável escalação: Pickford; Stones, Dier, Maguire; Trippier, Bellingham, Rice, Shaw; Foden (Saka), Kane e Sterling. Quem está fora: James Maddison e Kyle Walker.
Irã – técnico: Carlos Queiroz
A equipe, considerada um dos elos mais fracos do Grupo B, estreia depois de uma derrota por 2 a 0 em amistoso com a Tunísia. O comandante português Carlos Queiroz tem a chance de corrigir os erros para tentar frear a poderosa Inglaterra. Sardar Azmoun, do Bayer Leverkusen, é um dos principais nomes do time é considerado dúvida porque ainda está em fase final de recuperação de uma lesão na panturrilha. A provável escalação: Beiranvand, Moharrami, Kanaani, Hosseini e Hajsafi; Ezatolahi, Gholizadeh, Nourollahi, Jahanbakhsh; Taremi e Ansarifard. Quem está fora: não há desfalques.
Arbitragem