Com a missão de construir um estado mais próspero e influenciar positivamente na agenda do empresariado baiano, a Amcham Salvador lança na próxima segunda, dia 21, a 4ª edição do projeto ‘Bahia Avança’.
Entendendo que o estado é a chave econômica para a transformação do país por meio do estímulo dos três maiores pilares do PIB baiano, a conferência vai reunir no auditório da FIEB – Federação das Indústrias da Bahia, às 8h, empresários e lideranças corporativas em agronegócio, mineração e energia.
Com abertura conduzida pela Cônsul chefe do setor político e econômico dos Estados Unidos para o Brasil, Sofia Khilji, o encontro já tem presença confirmada do vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia, Guilherme Moura; a COO do Franciosi Agro, Ana Paula Franciosi; o presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral, Antônio Carlos Tramm; o vice presidente de operações Brazil & Argentina da JMC Yamana Gold, Sandro Magalhães; o diretor de operações e desenvolvimento da Bahia Mineração, Gustavo Cota; o CEO da Ero Brasil Caraíba, Marcos Graciano; o Diretor da ABSOLAR, Santiago Gonzalez; o diretor técnico da Associação Brasileira de Energia Eólica; Riomar Jorge, o jornalista e economista; Armando Avena, o Superintendente de Energia e Comunicações da Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia, Celso Rodrigues e o CEO da VOLTXS; Luiz Carlos Alves Lima.
A programação da regional baiana da Câmara Americana de Comércio para o Brasil inclui painéis de exposição, debates e rodas de conversas sobre o ecossistema de inovação de startups. O Bahia Avança contará, por mais um ano, com a Central de Conteúdo formada por publicações de artigos e podcast, disponível no site da associação. De acordo com a head da Amcham Salvador, Lilian Marins, a iniciativa busca criar conexões estratégicas, inovar e antecipar desafios, em prol de um único interesse: a construção de um futuro exponencial para o estado.
Durante o fórum, através do Innovation Stop, a Amcham ligará esses três setores da economia ao ecossistema de inovação das startups. “Será um momento ao término de cada painel, composto por uma rodada de pitch. As startups presentes terão três minutos cada, para apresentarem suas soluções aos respectivos segmentos”, explica Marins. Após a conferência, a executiva vai promover o Q&A Lunch – um encontro intimista entre os principais e representantes do setor público e privado, com o objetivo de realizar aproximações e trocas estratégicas com o trade empresarial -, das 12h30 às 14h.
Segundo Riomar Merino Jorge, Especialista Técnico Regulatório da ABEEólica, a Bahia é um estado com muitas oportunidades para energias renováveis. Além de ser um dos principais estados em capacidade instalada de energia eólica do país, tem potencial para eólica offshore e novas tecnologias como hidrogênio verde. “ temos tudo para fazer da transição energética um forte pilar e gerar avanços ambientais e sociais tendo como ponto de partida energia renovável”, afirma o profissional, reforçando ainda que o projeto Bahia Avança, é muito assertivo ao promover uma discussão tão relevante de âmbito estadual nos ambientes de negócios.
Para o diretor de operações ferroviárias da Bamin, Gustavo Cota, as operações integradas da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) e do Porto Sul têm o potencial de alavancar o agronegócio e a mineração no estado, oferecendo uma alternativa eficiente de escoamento da produção mineral e de grãos. Os dois equipamentos logísticos vão representar um importante vetor de desenvolvimento econômico, com operações que iniciam a partir de 2026. “Os municípios baianos já vivem as expectativas de transformação, com a geração de empregos diretos e indiretos e geração de renda. Há também muitos projetos aguardando a infraestrutura necessária para alavancar os negócios e potencializar seus resultados de produção”, declara Cota.
O engenheiro eletricista e CEO da VOLTXS ENERGIA S/A, Luiz Carlos Alves Lima, acredita que iniciativas como essa da Amcham permitem uma discussão objetiva sobre temas importantes para o crescimento sustentável da Bahia, que dispõe de todas as potencialidades de uma verdadeira nação. Além disso, permite ampliar a visão dos empresários, administradores públicos e de outras entidades sobre os potenciais e desafios do estado. “Com uma área equivalente à França, a Bahia dispõe de recursos de toda natureza para ser próspero, socialmente justo e desenvolvedor de tecnologia e exemplos para o Brasil”, declara Luiz, que atua desde 1988 no segmento de energia em todo Brasil. Do Grande do Sul a Roraima, a empresa baiana propõe soluções inovadoras para a sustentabilidade do planeta no uso de energia.
O projeto conta com patrocínio da Bahiagás, Petrobahia, Bamin, o apoio institucional da FIEB, Governo do Estado da Bahia, Prefeitura de Salvador, RS Advocacia e Consultoria, Urban Media House, Laboratório Sabin, Empório Decor, Canetas & Brindes Soluções Promocionais 360 e parceria com o Bahia de Valor, Grupo A Tarde, Revista Let’s go Bahia, Grupo Made In Bahia e Band Bahia.