terça, 30 de abril de 2024
Euro 5.5166 Dólar 5.1549

ALERTAS DE DESASTRES NATURAIS JÁ PODEM SER RECEBIDOS POR WHATSAPP

Redação - 14/11/2022 16:10 - Atualizado 14/11/2022

Desde sábado (12) os brasileiros já podem ser avisados de desastres naturais por WhatsApp. Os alertas são enviados por equipes de Defesa Civl dos estados e municípios por meio da plataforma Interface de Divulgação de Alertas Públicos (Idap), gerida pela Defesa Civil Nacional. Em Salvador, esse serviço é  usado pela Codesal, por mensagem de texto (SMS).

Para ter acesso ao serviço, os interessados devem se cadastrar pelo telefone (61) 2034-4611, por este link. Em seguida, é preciso interagir com um robô de atendimento – basta enviar um “Oi”. Após a primeira interação, a pessoa tem que informar sua localização atual ou escolher outra de interesse. O robô confirmará o desejo de receber os alertas e disponibilizará os termos de uso e política de privacidade, que regulamentam o projeto, para o aceite do usuário.

Para aqueles que já fazem parte da base de dados da Defesa Civil, cerca de 10 milhões de pessoas em todo o país, o processo será inverso. O usuário receberá um convite para realizar o cadastro pelo aplicativo.  A iniciativa é uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), o WhatsApp, plataforma de mensagens privadas que pertence à Meta, e a Robbu, empresa especializada em automação de comunicações.

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.