domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

GUEDES REAGE A BAIXAS PROJEÇÕES DE CRESCIMENTO DO BRASIL

Redação - 11/10/2022 18:00

O ministro da Economia, Paulo Guedes, defendeu que a projeção de baixo crescimento econômico do Brasil para o ano que vem, estimada em 1% pelo FMI (Fundo Monetário Internacional), está errada. De acordo com ele, a previsão é contaminada por erros técnicos e militância políticas.

“Estão prevendo para o ano que vem um crescimento baixo. Possivelmente estão achando que o outro candidato vai ganhar [Lula], aí o crescimento vai ser muito ruim mesmo. Mas conosco vai seguir crescendo”, afirmou Guedes nesta terça-feira (11). “O fundo é um erro técnico. No Brasil, tem uma parte que é erro técnico e uma parte que é militância. Nós estamos assistindo há quatro anos essa rolagem da desgraça. O ano que vem sempre é uma desgraça, aí não acontece, aí o ano que vem é que vai ser a desgraça, aí não acontece”, alegou, em seguida.

O relatório do FMI publicado nesta terça apontou que o Brasil deve crescer abaixo da média global tanto neste ano quanto no próximo. Em 2022, o país deve ter um ganho de 2,8% em seu PIB (Produto Interno Bruto), segundo o órgão, e o mundo deve registrar crescimento médio de 3,2%. Para o ano que vem, a perspectiva é de que o Brasil cresça apenas 1%, enquanto o mundo deve crescer 2,7%.

Apesar das afirmações de Guedes,o próprio governo federal revisou a expectativa para o PIB brasileiro: foi corrigido de para 2,7% para 2%.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.