sexta, 22 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8331

RUI COSTA DIZ QUE VAI VENDER SOMENTE UMA PARTE DA PARTICIPAÇÃO DO ESTADO NA BAHIAGÁS

Redação - 26/09/2022 17:05 - Atualizado 26/09/2022

No dia 14/09, o governo publicou no Diário Oficial o edital de desestatização da Bahiagás – Companhia de Gás da Bahia.

 No dia seguinte, 15/09 cancelou o edital. Nesta segunda-feira, (26) o governador Rui Costa (PT) explicou as razões para a suspensão do processo de licitação para privatizar a Bahiagás afirmando que o edital apresentava terminologia errada e que o Estado não pretende zerar a sua participação na companhia.

A  participação da Petrobras nas companhias de gás brasileiras foi colocada à venda e, como o governo do Estado  considerou o preço muito baixo, e como tinha o direito e opção de compra, comprou a parte que o governo federal vendeu, Assim, a Bahia, que já detinha 17% da companhia, comprou o restante.

Segundo Rui Costa o que o governo pretende vender  não é a participação do estado como um todo, mas somente a parte que foi comprada do governo federal. “ Esperamos vender por  um preço  maior do que foi vendido. E essa diferença ficará para os cofres do estado. Foi o que fizemos, só que a publicação saiu errada falando em privatização, e nós não pretendemos zerar a participação do estado na companhia, já que a ideia é manter a participação que nós tínhamos. Nunca foi objeto nosso ampliar a participação, a decisão de fazer aquisição foi só para a Bahia não ter prejuízo”, disse o governador Rui Costa.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.