A monarca do Reino Unido, visitou o Brasil ao lado do marido Príncipe Philip e, visitou cidades como Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e, claro, Salvador.
Em terras soteropolitanas o casal passou três dias e foram acalorados aos 33 graus da primavera em clima de verão.
A primeira parada de Elizabeth II e Philip foi ao Mercado Modelo. O chão do local, que era de cimento, foi coberto com uma esteira de sisal para não ferir os pés reais.
No ponto turístico, o casal apreciou as barraquinhas, o artesanato, bebeu um suco de pitanga e foram presenteados com ornamentos de prata confeccionados pelo joalheiro Gerson, por encomenda de Camafeu de Oxóssi, em nome dos barraqueiros.
Após deixar o Mercado Modelo, a corte partiu em direção a Ladeira da Conceição.
Com bandeiras da Inglaterra, milhares de baianos se aglomeravam pelo caminho na tentativa de dar uma espiadinha no casal real.
Logo depois, na Igreja Anglicana, participou de uma solenidade no Palácio da Aclamação, na presença de autoridades do estado e 120 casais convidados, inclusive intelectuais e artistas como Jorge Amado e Carybé; visitou a Igreja de São Francisco e o Museu de Arte Sacra antes de embarcar de volta no Britânia, o navio real que a conduziria ao Rio de Janeiro, próxima parada em sua tour na terra de Pindorama.
Foto: Divulgação