terça, 30 de abril de 2024
Euro 5.5311 Dólar 5.1673

“TANTO FAZ”: JUSTIÇA PROÍBE PT DE ASSOCIAR NETO A BOLSONARO

Redação - 06/09/2022 10:28 - Atualizado 06/09/2022

A desembargadora Carina Canguçu Virgens, do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), determinou a suspensão da propaganda eleitoral do PT que associa o candidato ao governo da Bahia ACM Neto (União Brasil) com o presidente Jair Bolsonaro e a expressão “tanto faz”. Em caso de descumprimento, foi estabelecida multa no valor de R$ 3 mil por cada exibição.

A propaganda atribui a Bolsonaro diversos problemas sociais, como a fome, o desemprego, a inflação e o corte de verbas, para ao final afirmar que “o ex-prefeito diz que tanto faz quem vai ser o presidente”.

Na representação movida, a coligação de Neto lembra que, em sabatina realizada pelo jornal Folha de S. Paulo e pelo portal de notícias UOL, o candidato ao governo declarou ser um político de oposição ao governo federal, “de modo que não há que se falar em qualquer alinhamento político entre este e o Presidente Jair Bolsonaro”.

No entendimento da magistrada, “as assertivas constantes da peça publicitária  impugnada transbordam os limites da razoabilidade e da mera crítica política para constituir – tudo está a indicar – ofensa à honra e à imagem do candidato junto ao eleitorado”.

A desembargadora aponta ainda que a manutenção da propaganda “causa danos à imagem do segundo representante, com base em informações inverídicas” e destaca como salutar o exercício da “tão festejada liberdade de expressão com observância da veracidade das informações divulgadas, de sorte que não se incorra em propagação das chamadas fake news”. 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.