sexta, 05 de julho de 2024
Euro 6.0049 Dólar 5.4895

PETS: CÃES E GATOS TÊM MENOPAUSA? ESPECIALISTA RESPONDE!

Redação - 02/09/2022 06:05 - Atualizado 02/09/2022

A menopausa em cães e gatos é um mito muito popular que deve ser desmistificado. As fêmeas nunca deixam de ser férteis, e podem reproduzir por aproximadamente 13 anos, mas os cios acontecem em intervalos maiores quando elas chegam à idade idosa, tendo menos filhotes, ou não chegando a engravidar.

Segundo o coordenador do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Anhanguera, Dr. Ronaldo Filho, muita gente acredita que esses animais passam pela menopausa (diminuição natural dos hormônios reprodutivos que acomete as mulheres entre os 45 e 55 anos; em que elas deixam de menstruar), mas essa é uma condição aplicável apenas ao ser humano e não pode ser replicada com relação aos animais de estimação.

“Como os pets fazem parte da nossa vida e são considerados e tratados por muitos tutores como parte da família, acaba existindo uma comparação errada das fases da nossa vida com as fases da vida dos animais”, diz o especialista. A seguir, Ronaldo explica mais curiosidades e particularidades da vida reprodutiva desses bichinhos.

CICLO REPRODUTIVO

Cadelas: para cadelas, a puberdade normalmente se inicia com o primeiro sangramento, entre 6 meses até doze meses de vida, sendo que animais pequenos são, geralmente, mais precoces.

Os cios das cadelas são semestrais ou anuais, e duram em média 21 dias – mas esse período pode ser maior ou menor, a depender da idade do animal. O sangramento desse período é chamado de proestro e indica que o útero do animal está se preparando para a fecundação. A duração dessa fase é bastante variável, terminando com 5 a 15 dias. Durante o proestro a cadela apresenta comportamento ansioso e com simulações sexuais com outros cães. O final do sangramento indica o início do período fértil (estro), quando a fêmea fica mais afetuosa e receptiva ao macho.

Após o período fértil, inicia uma fase de 60 a 100 dias (diestro), onde pode ocorrer a gestação, nascimento e lactação, e o animal tende a ficar instável emocionalmente – algumas fêmeas podem até ter gravidez psicológica, a depender do nível de hormônios no organismo. Depois que os filhotes nascem, vem um período de 120 dias de inatividade sexual (anestro), que antecede o novo cio.

Gatas: a puberdade das gatas se inicia entre 5 a 10 meses de vida, e pode ser influenciada por fatores como a presença de outros gatos com comportamento sexual, raça, estação do ano, tempo de exposição do animal à luz (chamado de fotoperíodo) e latitude (hemisfério norte e sul). O cio das gatas ocorre a cada 2 ou 3 meses, e pode acontecer a cada 2 ou 3 semanas na primavera e no verão, por exemplo, quando o calor e os dias mais longos se tornam variáveis para o cio.

Outra característica curiosa é que o cio desses animais pode durar entre 7 e 10 dias, podendo ser de 5 a 20 dias segundo algumas literaturas, a depender se no ambiente há um gato macho não castrado. Caso ocorra o acasalamento, esse período é reduzido. Não é comum que elas apresentem sangramento, e quando isso ocorre, acaba passando imperceptível ao tutor, pois os gatos são extremamente limpos e fazem sua própria higiene.

Para gatas, nos dias que antecedem o cio, a fêmea pode ficar nervosa ou afetuosa; nos dias de cio, pode miar e se esfregar em objetos para dar vazão ao desejo sexual; e nos dias pós cio, se não acontecer o acasalamento, ela volta à normalidade de seu sistema reprodutor. Caso haja fecundação por um macho não castrado, a gravidez do animal pode durar entre 61 e 73 dias.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.