domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

AGROPECUÁRIA CAI 2,5% NO 2º TRIMESTRE E 5,5% EM 12 MESES

Redação - 01/09/2022 11:23

O PIB da Agropecuária brasileira teve uma retração de 2,5% no segundo trimestre deste ano em relação ao mesmo período no ano passado. A informação é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou, nesta quinta-feira (1/9) o relatório do Produto Interno Bruto (PIB) referente ao período de abril a junho.

Nesta comparação, o agro foi o único setor que teve queda no 2º trimestre. Segundo o IBGE, o resultado é explicado pelo desempenho negativo de culturas importantes no período. Soja e arroz, por exemplo, tiveram redução nas estimativas de produtividade e colheita. Milho, café e pecuária bovina tiveram resultado positivo, mas não evitaram a queda no desempenho geral.

“Se olharmos o semetres, a agropecuária está com uma queda de mais de 5% no valor adicionado, muito por conta da queda estimada de produção de 12% da soja, nossa principal cultura, que sofreu com problemas climáticos no centro-sul na época do desenvolvimento da cultura, explica Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do IBGE.

Em relação ao primeiro trimestre de 2022, a agropecuária seguiu a tendência dos demais setores da economia e teve resultado positivo, embora o crescimento, de apenas 0,5%, tenha sido menor que indústria e serviços. No acumulado de 12 meses encerrados em junho, a agropecuária caiu 5,5% em comparação com o período imediatamente anterior.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.