sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

CANDEIAS INAUGURA CENTRO ESPECIALIZADO EM TRATAMENTO DE FERIDAS

Redação - 25/08/2022 18:20

A Secretaria da Saúde da prefeitura de Candeias já conta com o Centro Especializado em Tratamento de feridas (Curar), primeiro equipamento da rede pública da região a contar com uma câmara hiperbárica, que acelera a cicatrização através do processo de oxigenoterapia. A entrega da clínica fez parte das comemorações aos 64 anos de emancipação política da cidade. O objetivo do curativo especial é a proteção da ferida, prevenção de infecção em caso de fechamento e facilitação do processo de cicatrização.

De acordo com o secretário de Saúde, Marcelo Cerqueira, a clínica conta com médicos especialistas em angiologia/cirurgia vascular, endocrinologia, infectologia, nutrição, psicologia, dentre outros, além do cuidado com feridas crônicas ampliado e potencializado. “A gente oferece hoje ao paciente que tem uma ferida crônica o que existe de mais moderno para esse tipo de tratamento. Eu ouso dizer que hoje não tem, na Bahia, um serviço público que ofereça oxigenoterapia para a população pelo SUS”, frisou.

O prefeito do município, Dr. Pitágoras disse que o equipamento também ajudará na elevação da autoestima das pessoas que têm feridas crônicas. “Elas se sentem inferiorizadas, e tem vergonha de si mesmo. Lembro do caso de uma mulher que não tomava banho de chuveiro há 30 anos por causa das feridas, e com os curativos especiais que o município adquiriu, ela enfim, pode realizar esse sonho. É simples para nós, mas para ela era tudo”, contou.

Os pacientes que têm indicação são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde, para tratamento de úlceras e feridas crônicas, sobretudo as provenientes de doenças vasculares e diabetes. A clínica funcionará de segunda a sexta das 08 às 17h, localizada no Shopping de Candeias, às margens da BA 522.

 

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.