quinta, 21 de novembro de 2024
Euro 6.0939 Dólar 5.833

LOJISTAS BAIANOS REAGEM A QUEDA DO NÍVEL DE OCUPAÇÃO NO SETOR

Redação - 17/08/2022 19:02 - Atualizado 17/08/2022

Por Redação

O presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado (Sindilojas-BA), Paulo Motta, disse ao Bahia Econômica que a pesquisa que aponta queda nacional de 4% da quantidade de pessoas ocupadas no setor, divulgada nesta quarta-feira (17) pelo IBGE (veja aqui), é retrato de uma realidade causada pelos efeitos de medidas adotadas no período de alta dos números da pandemia.

No cenário da Bahia, Paulo Motta afirma que as ações do governo e das prefeituras com as medidas restritivas e a campanha do ‘fique em casa’ trouxeram problemas como o fechamento do comércio por longos períodos e redução da jornada de trabalho dos profissionais que atuam no segmento.

“A pesquisa retrata fielmente o ‘fica em casa’ do primeiro ano da pandemia, quando houve a paralização de atividades durante diferentes dias da semana, a redução da jornada. Isso impactou na produção e no desenvolvimento das atividades econômicas do setor. As intervenções feitas pelo governo do Estado e pelos municípios trouxeram um quadro de enfraquecimento produtivo, gerando desemprego”, avalia o presidente.

Além das ações da gestão estadual e dos agentes municipais, Paulo Motta diz que o fortalecimento do e-commerce. No entanto, o líder dos lojistas acredita que o cenário para o setor baiano possa ser positivo ao final do segundo semestre do ano.

“Esse é um resultado [da pesquisa] real, mas estamos confiantes que o segundo semestre vai trazer melhor recuperação e estabilidade da atividade econômica, caminhando para o nível de emprego antes da pandemia”, acrescentou Paulo Motta.

Foto: Reprodução

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.