sábado, 20 de abril de 2024
Euro 5.6195 Dólar 5.2768

SINAL 5 G CHEGA A SALVADOR NESTA TERÇA-FEIRA (5); VEJA BAIRROS

Redação - 15/08/2022 19:29 - Atualizado 15/08/2022

Operadoras de telefonia móvel irão disponibilizar o sinal 5G  em bairros de Salvador apartir desta terça-feira (16). Para ter acesso ao sinal o usuário precisará ter equipamento compatível com o 5G.

A partir de amanhã, os soteropolitanos que usam o chip da operadora de telefonia Claro terão acesso à internet 5G em 15 bairros da capital baiana. A operadora tem a estrutura pronta para ativar a rede 5G assim que ocorrer a liberação da Anatel e Gaispi, prevista para o dia de hoje (16), em horário ainda não divulgado.

Inicialmente, o sinal estará disponível nos bairros da Barra, Caminho das Árvores, Campo Grande, Canela, Candeal, Chame-Chame, Federação, Graça, Horto Florestal, Itaigara, Jardim Apipema, Ondina, Parque Bela Vista, Pituba e Politeama. De acordo com o diretor regional da Claro na Bahia e em Sergipe, Marco Aurélio Alves, estão sendo priorizadas as áreas com maior densidade populacional e maior acesso aos dados.

Para os usuários da Claro que possuem o aparelho compatível com o 5G, não será necessário fazer qualquer adaptação para acessar a rede e ter uma maior velocidade na navegação. A internet deve ficar 6 vezes mais veloz do que a 4G, segundo a operadora, sem acréscimo de custos ou mudanças nos planos da pré e pós-pagos até o momento.

A expectativa inicial é que o alcance da velocidade chegue até 1 giga por segundo, ficando na média entre 600 mb por segundo e 800 mb por segundo. O 4G tem média de 60 mb por segundo e 80 mb por segundo.

Quem não tem o aparelho, entretanto, não precisa se preocupar em comprar um novo. O 4G e o 5G vão conviver juntos e a mudança será gradual. “A tendência é como foi do 3G para o 4G. Muito em breve, 100% dos aparelhos já será 5G. Os aparelhos já foram lançados com ofertas muito agressivas”, afirma o diretor de vendas da Claro na Bahia. De acordo com ele, o preço mais acessível de um aparelho habilitado para a nova rede na Claro é de R$ 1299.

A TIM ativa nesta terça-feira (16) sua rede 5G Standalon na frequência exclusiva de 3,5 GHz em Salvador. A operadora anunciou que a tecnologia estará disponível em 77 bairros da capital baiana, dentre eles Brotas, Pituba, Rio Vermelho, Stiep, Parque Bela Vista, Armação, Barra, Caminho das Árvores, Costa Azul, Federação, Engenho Velho da Federação, Jardim Placaford, Matatu, Nazaré, Santa Teresa, Patamares, São Marcos, Amaralina e Barbalho.

Foto: Reprodução

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.