quarta, 24 de abril de 2024
Euro 5.5048 Dólar 5.1322

TERMINA HOJE PRAZO PARA ATUALIZAÇÃO NO CADÚNICO

Redação - 12/08/2022 14:20

Termina nesta sexta-feira (12) o prazo para as famílias que estejam em averiguação cadastral atualizarem suas informações no Cadastro Único (CadÚnico). O procedimento é necessário para evitar a suspensão de benefícios a partir de setembro. A atualização começou em fevereiro e abrange 8 milhões de famílias. O CadÚnico é o instrumento usado pelo governo federal para implementar o paamento do Auxílio Brasil e de benefícios como Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e BPC. São consideradas em averiguação cadastral as famílias que tenham discordância entre os dados preenchidos e o cruzamento de informações com outras fontes.

Criado em março, o aplicativo do Cadastro Único informa se os cadastrados estão em fase de averiguação ou revisão, e o que devem fazer para regularizar seus registros. Há também o caminho pelo site. Além disso, as famílias beneficiárias do Auxílio Brasil recebem mensagens no extrato de pagamento do benefício e pelo aplicativo. Quando a família se inscreve no CadÚnico, ela se compromete a atualizar os dados sempre que há mudanças como morte de algum membro, nascimento, separação ou casamento,  novo domicílio. Nesse caso, o próprio cidadão busca espontaneamente um CRAS ou posto do Cadastro Único. Mas o poder público, por meio do governo federal ou municipal, também pode convocar as famílias a fazer a atualização.

Nesta situação, o responsável familiar tem que comparecer ao Cras ou posto do serviço portando ou o título de eleitor ou o CPF. Para os demais membros da família deve ser apresentado um destes documentos: CPF, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena, Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Título de Eleitor. Fonte: G1

Foto: Jamile Amine/bahia.ba

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.