terça, 23 de abril de 2024
Euro 5.5465 Dólar 5.189

5G CHEGA A SALVADOR, GOIÂNIA E CURITIBA NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA (16)

Redação - 10/08/2022 11:00 - Atualizado 10/08/2022

Segundo informação é do conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a rede de internet móvel 5G será ativada nas cidades de Salvador, Goiânia e Curitiba na próxima terça-feira (16). O responsável pelo grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi)Moisés Queiroz Moreira, confirmou a informação

Moreira informou que os testes para averiguar eventuais interferências no sinal nessas capitais começam nesta terça-feira (9) e a liberação da faixa para ativação do 5G será formalizada na reunião de sexta-feira (12) do Gaispi. Cinco capitais já contam com a cobertura do 5G: Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, João Pessoa e São Paulo. No começo, o sinal cobre apenas alguns bairros das cidades, e ainda é comum que existem várias áreas de sombra, isto é, onde a tecnologia não “pega”. A previsão do grupo é que quase todas as capitais tenham a faixa liberada para ativação do 5G até o fim de agosto.

Chegada do 5G

Para usar o 5G não é preciso mudar o chip ou o plano de telefonia. As companhias têm oferecido acesso livre à nova tecnologia. Basta ter um aparelho compatível com o 5G e estar dentro da área de cobertura do novo sinal. A chegada do 5G promete uma velocidade de tráfego de dados até dez vezes maior à do 4G, associado a um tempo de resposta entre os dispositivos praticamente instantâneo.

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.