terça, 07 de maio de 2024
Euro 5.4666 Dólar 5.0778

EUA DIVULGAM HOJE PIB MAIS IMPORTANTE DO ANO PARA O MERCADO

Redação - 28/07/2022 08:43 - Atualizado 28/07/2022

Será divulgado hoje, pelos Estados Unidos o seu PIB trimestral que para o mercado financeiro é um dado muito relevante. O indicador vai dizer se a maior potência econômica do mundo está ou não em recessão. O resultado do segundo trimestre pode indicar um crescimento modesto e evitado um segundo resultado negativo consecutivo (no primeiro trimestre, o recuo foi de 1,4%, o primeiro desde 2020), mas em um ritmo moderado o suficiente para alimentar as preocupações de uma contração mais à frente.

A economia pode ter crescido apenas o suficiente para evitar a chamada recessão técnica (definida como dois trimestres consecutivos de contração econômica), mas as previsões dos economistas variam muito. Aproximadamente um terço deles acham que o PIB caiu, segundo pesquisa da agência Bloomberg cujas estimativas variam de uma queda de 2,1% a um avanço de 2%.

Boa parte dos economistas estima que o PIB do país teve um crescimento anualizado de 0,4% no período, uma melhora em relação à queda de 1,6% no primeiro trimestre. No entanto, a composição do PIB americano no segundo trimestre pode mostrar uma desaceleração mais preocupante da demanda no país em resposta ao aperto monetário promovido pelo Fed para conter a inflação.

O declínio no primeiro trimestre resultou em grande parte de um aumento nas importações e um ritmo de consumo mais moderado. Enquanto é provável que uma redução do déficit comercial no segundo trimestre tenha impulsionado o PIB, os gastos dos consumidores se desaceleraram ainda mais, tudo indica.

Investimentos empresariais menores, um mercado imobiliário mais fraco e um ritmo mais lento de crescimento de estoques também podem ter afetado o PIB do período de abril a junho. — Uma coisa que estamos observando é a rapidez com que a atividade subjacente está desacelerando — disse Andrew Hollenhorst, economista-chefe para EUA no Citigroup. — Os economistas podem debater o que é uma recessão, mas no final das contas, se as empresas e os indivíduos acreditam que há uma recessão, é assim que eles se comportarão.

Mesmo que o relatório de quinta-feira mostre que o PIB cresceu, aumentam os temores de que a inflação alta e um Federal Reserve determinado a contê-la acabarão por levar a economia a uma recessão. O Fed embarcou na campanha de aperto mais agressiva desde a década de 1980 e voltou a aumentar as taxas de juros em mais 0,75 ponto percentual nesta quarta-feira. No anúncio, há destaque de que o Fed está altamente comprometido em trazer a inflação de volta para a meta de 2% ao ano. Taxa agora está no intervalo entre 2,25% e 2,5%.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.