domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

LULA LEVARÁ À CHINA PROPOSTA FINAL PARA A CHINESA BYD ASSUMIR FÁBRICA DA FORD NA BAHIA

João Paulo - 07/03/2023 13:00

Segundo informações do Jornal O Globo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer levar à China, na viagem que fará ao país no fim do mês, os detalhes finais de uma negociação que já está avançada: a retomada da antiga fábrica da Ford, em Camaçari, na Bahia, pela montadora chinesa BYD, uma das maiores fabricantes de carros elétricos do mundo.

Lula deve defender que fornecedores de peças, baterias e pneus acompanhem a indústria automobilística e se instalem no polo da região.

A Ford fechou as portas há pouco mais de um ano e é uma das grandes preocupações do governo, que tenta promover a reindustrialização da economia brasileira, preservar empregos e tentar reverter o efeito dominó que a medida causou sobre a rede de fornecedores que foi para a região seguindo a indústria automobilística. Ao mesmo tempo, Lula afaga a Bahia, estado que lhe rendeu 72% dos votos na disputa com Jair Bolsonaro no segundo turno da eleição.

As discussões vêm de algum tempo e resultaram na assinatura de um protocolo de intenções, no fim do ano passado, entre o governo da Bahia — Lula entrou em campo só este ano — e a montadora chinesa. A BYD se comprometeu a investir R$ 3 bilhões na planta, se as conversas levarem de fato à reativação da fábrica da Ford. Ao GLOBO, a montadora chinesa disse que ainda não há decisão final. Uma fonte afirmou que a empresa poderá assumir o polo automotivo de Camaçari no mês que vem, com produção estimada para começar em 2024. Dirigentes da montadora chinesa estariam a caminho do Brasil nos próximos dias para reforçar a negociação.

Fonte: jornal o Globo

Foto: Ricardo Stuckert/Palácio do Planalto

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.