quinta, 28 de março de 2024
Euro 5.3995 Dólar 5.0093

CONSELHO DA PETROBRAS CHANCELA VETO A NOMES DO GOVERNO

admin - 19/07/2022 09:23

O Conselho de Administração da Petrobras vetou as indicações de Jonathas Assunção Salvador Nery de Castro e Ricardo Soriano de Alencar para compor o colegiado. Ambos foram indicados pelo governo federal, acionista-controlador da companhia e tiveram seus nomes rejeitados pelo Comitê de Elegibilidade – que não têm poder de veto. O Conselho de Administração, ao apreciar o caso, chancelou a rejeição.

Jonathas Castro é o número 2 da estrutura da Casa Civil da gestão Jair Bolsonaro, enquanto Ricardo Alencar é procurador-geral da Fazenda Nacional. O Celeg apontou conflito de interesses entre as atividades que eles desempenham no governo e a função que teriam na empresa. O impasse entre estes dois nomes ocorre em meio a uma “queda de braço” entre o presidente Jair Bolsonaro e auxiliares diretos e a direção da petrolífera acerca do preço dos combustíveis da companhia.

A Assembleia Geral Extraordinária que definirá o novo Conselho de Administração está marcada para 19 de agosto. O governo indicou outros seis nomes, incluindo Caio Paes de Andrade, que já assumiu o cargo de presidente executivo da empresa. Até o momento, nem a Casa Civil nem o Ministério de Minas e Energia divulgaram o nome de novos indicados. Caso o impasse não seja equacionado até a AGE, o governo ficará com seis das 11 cadeiras do colegiado. Mesmo com menor “bancada”, prosseguirá com maioria, prerrogativa que tem por ser o controlador. Fonte: Correio Braziliense.

Foto: André Motta de Souza/Agência Petrobras

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.