Segundo levantamento realizado pelo Ministério do Turismo, disponibilizado pelo portal Gov.br, os aeroportos de Maceió (AL), Recife (PE) e de Juazeiro do Norte (CE) ultrapassaram o índice anterior à pandemia de Covid-19, da movimentação de passageiros . Os terminais das capitais de Alagoas e Pernambuco mostraram, respectivamente, índices 12,9% e 3,15%, no primeiro trimestre de 2022, superiores aos do mesmo período de 2020. O aeroporto do Ceará, por sua vez, apontou crescimento de 10,6%. Os dados foram divulgados no dia 4 de maio deste ano.
Os aeroportos de Natal (RN), Salvador (BA) e Fortaleza (CE) estavam, na ocasião, próximos de passarem o registrado nos três primeiros meses de 2020. O terminal potiguar permaneceu apenas 1,4% abaixo da movimentação de passageiros, apenas, apontado há dois anos. Os da Bahia e Ceará marcaram, aproximadamente, 8% e 9%, respectivamente, abaixo do constatado no período anterior à pandemia da Covid-19.
Dentre as variáveis que fazem parte do índice, a taxa de ocupação hoteleira foi a protagonista, com elevação de 20,8% ante o mesmo período de 2021. Além disso, também aumentou, no mês, a movimentação em terminais rodoviários: aproximadamente, um milhão de passageiros circularam pelas rodoviárias da capital, um número 600 mil acima do registrado em março de 2021.
Foto: Reprodução