quinta, 25 de abril de 2024
Euro 5.5402 Dólar 5.1615

70% DAS EMPRESAS NO BRASIL SÃO MEIS, REVELA ECONOMIA

Redação - 04/07/2022 10:00 - Atualizado 04/07/2022

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Economia, através da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade, quase 70% das empresas ativas no país são Microempreendedores Individuais (MEIs). O boletim Mapa de Empresas aponta ainda que das 19 milhões de empresas em atividade no Brasil, cerca de 14 milhões estão registradas na categoria MEI.

O crescente número de aberturas de MEIs no país indica uma grande revolução econômica e social, com a reorganização da atividade econômica de produção, bens e serviços para o mercado. Seja com finalidade lucrativa ou através de cooperativas e associações, a independência conquistada por profissionais autônomos na gerência do seu próprio empreendimento impulsiona um cenário econômico diferente.

“A partir do momento que novos negócios são validados nas comunidades, por exemplo, essa renda começa a ser movimentada por esse grupo social menos favorecidos. Com planejamento e organização, os MEIs podem passar para uma Micro ou Pequena Empresa, e a movimentação de renda toma outra proporção, aumentando a relação comercial, estimulando trocas de produtos, bens e serviços”, aposta Cristiane Almeida, especialista em Gestão Empresarial e Planejamento Tributário.

Especialistas indicam que o aumento significativo do desemprego junto ao sonho de conquistar estabilidade econômica através do próprio negócio, podem ser os principais fatores que impulsionaram a abertura de novos negócios, sobretudo aqueles registrados na modalidade MEI – profissional autônomo que pode faturar até R$ 81 mil por ano, uma média de R$ 6.750 por mês. “Além de se apresentar como uma nova possibilidade de renda fixa e de trabalhar com o que gosta, as necessidades que estavam invisíveis, sejam em fornecer um serviço ou produto, começaram a ser percebidas e aproveitadas por esses profissionais”, explica a co-fundadora da Brasis Contabilidade, Cristiane Almeida.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.