domingo, 14 de julho de 2024
Euro 5.9574 Dólar 5.4654

REFINARIAS DE METAIS PRECIOSOS PODEM GERAR EMPREGO

Redação - 27/06/2022 11:23

Desenvolvimento do setor de refino de ouro e outros metais preciosos pode contribuir para o enfrentamento de crises econômicas no futuro. Região Norte ganhará sua primeira refinaria de metais preciosos de padrão internacional neste ano. Da geração de empregos à produção de riquezas, a mineração é uma das atividades econômicas mais importantes do País, com participação de 5% no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. O segmento tem responsabilidade no desenvolvimento social e tecnológico, contribui para a arrecadação tributária e também oferece produtos para os variados tipos de indústria, como a siderúrgica, a petroquímica, a metalúrgica e até as de fertilizantes e de insumos do agronegócio.

Porém, o mercado nacional, mesmo após longos anos de relacionamento comercial com outros países, ampliando a expertise com negócios envolvendo minérios, ainda sofre com a falta de infraestrutura e se fecha para outras oportunidades, devido à falta de refinarias. A possibilidade de refino dos metais no País abriria um novo leque de oportunidades e de desenvolvimento econômico, que poderia ser facilitado com as parcerias acordadas com o setor privado.

“As refinarias nos trariam a possibilidade de transformar o material bruto, aqui, em solo nacional, no material refinado, para ser utilizado nas diversas indústrias, inclusive internamente. Tecnologia, joalheria, financeira e bancária, várias seriam as indústrias beneficiadas. Você tem um material, um padrão de excelência, aceito internacionalmente e que já é uma certeza da qualidade daquele minério, não é mais uma dúvida do bruto, do que de fato vai ser encontrado dentro daquele material”, explicou Maurício Gaioti, presidente da North Star S.A, primeira refinaria de metais preciosos da região Norte, que começará a operar neste ano.

O material bruto extraído é cercado de incertezas que impõem certa insegurança ao investimento. É possível ter estimativas do valor a ser alcançado com aquele produto, mas não há garantias. Apenas a refinaria consegue atingir o grau de pureza e agregar àquele metal, já com grau elevado de refino, um padrão internacional, aceito nas diversas bolsas, bancos e cofres públicos.

“Isso permite uma verticalização, permite maior valor agregado e geração de emprego. Um emprego que está sendo gerado hoje lá fora. Então, essa é uma importância para economia brasileira, de agregar valor, gerar mais faturamento, gerar serviços, gerar também e crescimento da mão de obra especializada. Uma mão de obra com expertise no nosso setor, já que vai ter também a geração de emprego”, acrescentou.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.