quinta, 18 de abril de 2024
Euro 5.6247 Dólar 5.2425

PUTIN CONFIRMA REPRESÁLIA NUCLEAR A OTAN

Redação - 27/06/2022 11:46

Depois de uma reunião, em São Petersburgo, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse ao presidente da Belarus, Alexander Lukashenko, que vai fornecer ao país vizinho, sistemas de mísseis para transporte de armas nucleares. “Nos próximos meses vamos transferir para Belarus os sistemas de mísseis táticos Iskander-M, conhecidos por usar mísseis balísticos e de cruzeiro tanto em versões convencionais quanto nucleares”, declarou Putin em conversa divulgada no portal do Ministério das Relações Exteriores russo.

No encontro, Lukashenko disse estar “muito preocupado” com Lituânia e Polônia, países que integram a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte). Declarou que as duas nações fazem uma “política de confronto”. “Eu não entendo por que eles querem isso, o confronto, mas claramente eles são empurrados por aqueles que estão atrás deles e afins. No entanto, a política é terrível e seu comportamento é agressivo”, disse.

O presidente de Belarus acusou a Polônia de enviar “mercenários” para lutar pela Ucrânia na guerra contra a Rússia. Outra reclamação foi sobre a Lituânia. Lukashenko disse ainda que o país tenta isolar a cidade russa de Kaliningrado ao conter o tráfego da Rússia por Belarus. “Isso equivale a uma declaração de guerra. Tais ações são inaceitáveis no mundo moderno”, afirmou. Lukashenko também mencionou a Putin voos de treinamento dos EUA e da Otan e o transporte de ogivas nucleares. “Peço que você considere uma resposta equivalente a essas ações”, declarou.

Foto: divulgação

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.