sábado, 20 de abril de 2024
Euro 5.6195 Dólar 5.2768

PACHECO DIZ QUE PROXIMIDADE DAS ELEIÇÕES PREJUDICA CPI DO MEC

Redação - 23/06/2022 11:09

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), afirmou que a proximidade das eleições atrapalha a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para investigar as irregularidades e crimes praticados na destinação das verbas públicas do Ministério da Educação e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Pacheco disse à Folha de S.Paulo que o momento eleitoral será um obstáculo. “Num momento pré-eleitoral e muito próximo das eleições, isso de fato é algo que prejudica o escopo de uma CPI, que é uma investigação isenta, que toma o tempo necessário, a própria composição dela, com todos os senadores dedicados na comissão parlamentar”, disse.

“Então o fato de estarmos num momento muito próximo das eleições acaba prejudicando essa e qualquer outra CPI que venha a ser instalada”, acrescentou. Ainda na entrevista, no entanto, Pacheco ressaltou que a prisão do ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro, é “grave” e que o governo de Jair Bolsonaro (PL) precisa dar explicações.

“O fato evidentemente da prisão de um ex-ministro é algo grave, precisa ser exaurida a investigação. E é preciso que aqueles que sejam culpados sejam efetivamente responsabilizados.[…] O governo naturalmente deve dar as suas explicações, sobretudo o atual Ministério da Educação em relação ao que possa ter acontecido na pasta”, pontuou.

Segundo o líder da oposição no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede), na noite desta quarta-feira (22), o requerimento para instalação da CPI já tinha obtido 26 das 27 assinaturas mínimas necessárias.

Foto: Roque Sá/Agência Senado

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.