ENCONTRO DE QUADRILHAS JUNINAS TEM PATROCÍNIO DA ACELEN

ENCONTRO DE QUADRILHAS JUNINAS TEM PATROCÍNIO DA ACELEN

Acontece nos próximos dias 23, 24 e 27 de junho o Encontro Cultural de Quadrilhas Juninas, nos municípios de São Francisco do Conde, Madre de Deus e Candeias. O evento, que tem curadoria de Targino Gondim e patrocínio da Acelen, ainda vai contar com trios nordestinos nas estações rodoviárias dos três municípios recepcionando os visitantes que irão curtir o São João. A ação está sendo realizada em parceria das secretarias de cultura e turismo das cidades.

Nos dias 23 e 24, das 10h às 12h, os trios nordestinos vão se apresentar nas estações rodoviárias. No dia 23 a apresentação de quadrilha será em Candeias, dia 24 em Madre de Deus e dia 27 em São Francisco do Conde, sempre das 17h às 20h. E, no mesmo dia 27 acontecerá uma cerimônia de premiação, também em São Francisco do Conde.

De acordo com Targino Gondim, as festas juninas, em especial na Bahia e no Nordeste, vêm sofrendo uma descaraterização forte ultimamente. “Então, partindo dessa insatisfação do que vem ocorrendo, resolvemos fazer esse projeto, que a Acelen teve todo o cuidado de aprovar e está patrocinando, de colocar o forrozeiro e as quadrilhas nos seus lugares de direito. Eles não podem ser expulsos da festa deles, é como se fosse o aniversariante expulso da sua própria festa”, explicou Gondim.

Característica profunda

Ainda segundo o músico e curador do evento, a sanfona precisa ser a protagonista, e as pessoas que irão para Madre de Deus, Candeias e São Francisco do Conde “serão recebidas por esses forrozeiros, típicos da nossa festa junina, e de noite vão poder assistir à apresentação das quadrilhas, que é outra coisa que não podemos deixar perder, que tem essa característica profunda, esse tipo de dança, essa marcação típica da nossa gente”, descreveu Gondim.

“É um enorme prazer para a Acelen patrocinar esse projeto. Mais que uma ação de São João é um evento de valorização das raízes da nossa cultura, do povo nordestino e da Bahia. E sempre estaremos apoiando eventos como esse, que valorizam o que nos identifica como baianos”, afirmou a Diretora de Comunicação da Acelen, Claudia Barros.

Foto: divulgação