sexta, 26 de abril de 2024
Euro 5.5402 Dólar 5.1615

CONHEÇA A BAIANA QUE FEZ AS ILUSTRAÇÕES DE GILBERTO GIL PARA O MUSEU

Redação - 22/06/2022 11:20

Ela se declara filha de Feira de Santana, mesmo tendo nascido em Salvador. Diz que sempre teve o sonho de ser artista. Segue procurando o seu estilo e temática, mas acredita que o maior deles seja mesmo se expressar. Se acha uma eterna aprendiz, hiperativa e cheia de vontade de compartilhar com o mundo a sua arte repleta do “axé e dendê que carrega no peito”, como ela mesma define.

Essa é Raiana Britto, a jovem de 25 anos dona das 17 ilustrações de Gilberto Gil que estampam o museu digital O Ritmo de Gil, lançado na semana passada pelo Google Arts & Culture, em parceria com o Instituto Gilberto Gil.

A principal fonte de renda e de divulgação do trabalho é o Instagram, onde acumula mais de 11,5 mil seguidores. Foi lá que os responsáveis pelo projeto do Google conheceram a arte da jovem e, há cerca de dois meses, a convidaram para ilustrar ninguém menos que Gil, o primeiro artista vivo a receber a homenagem da plataforma global.

As 17 ilustrações ficaram prontas em menos de 1 mês. “Usei tons de que gosto, vivos, como o verde, o vermelho e o amarelo. Elementos que lembram a África, já que meu trabalho é relacionado à raça e negritude e quis colocar essas referências agora.” Ela comemora o fato de ter desenhado alguém tão grandioso e, agora, imortal.

foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.